Compartilhe

FECAM promove Seminário de Alinhamento Estratégico do Sistema

Publicado em 03/12/2018 às 17:15 - Atualizado em 03/12/2018 às 17:15

Depois de rodadas com prefeitos e prefeitas, colaboradores da Federação Catarinense de Municípios – FECAM e com executivos de Associações de Municípios, chegou a hora dos técnicos de colegiados e de municípios, que trabalham na ponta, diretamente com a execução das políticas públicas, participarem do planejamento estratégico do Sistema FECAM.

Na manhã desta quinta-feira, 29, com a presença de mais de 70 pessoas entre prefeitos e prefeitas, Associações de Municípios, Colegiados, Consórcios e colaboradores, a FECAM realizou um Seminário de Planejamento, para debater a AGENDA ESTRATÉGICA PARA 2019. “Vamos trabalhar o alinhamento para o próximo ano, é um momento muito importante, histórico até, dentro do movimento municipalista de Santa Catarina. Porque construir projeto conjunto dessa forma eu quero arriscar que é a primeira vez na história”, ressaltou a presidente em exercício, Sisi Blind, prefeita de São Cristóvão do Sul.

O propósito foi reunir diferentes elementos conexos para definir qual o FOCO de trabalho no próximo ano, em torno do qual, todas as estruturas participantes do Sistema poderão referenciar a sua ação. “Foi mais um momento privilegiado de ALINHAMENTO de todo o Sistema em torno dos objetivos e das estratégias definidas para fortalecer o municipalismo catarinense”, colocou Júlio Filgueira, consultor de planejamento da FECAM.

A metodologia e dinâmica do Seminário consistiu em:

1) apresentar o Plano Estratégico do Sistema FECAM, composto do Mapa Estratégico (Missão, Visão, Valores e Resultados Esperados e do Portfólio de Projetos;

2) estabelecer NEXOS entre cada um dos Eixos e Resultados Esperados e 4 ênfases que nortearão a elaboração da AGENDA ESTRATÉGICA 2019, quais sejam, Defesa de Pautas, Calendário de Eventos, Comunicação e Formação e

3) validar com os Colegiados Estaduais a Estrutura Matricial do Plano, em que cada colegiado irá indicar quais os projetos em que pretende ter atuação e colaboração.

Para o executivo da Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense – AMAUC e coordenador do colegiado de executivos das Associações de Municípios, Roberto Kurtz Pereira essa revisão de planejamento está sendo muito importante para todo sistema, “inclusive os consórcios municipais que também dão suporte para os municípios, e a participação do colegiado mais ainda, acho que estamos inaugurando uma nova fase no municipalismo catarinense”. O prefeito de Cunha Porã, Jairo Ebeling, o exercício de planejamento conjunto fortalece todo o sistema, “que juntos tracemos metas para a FECAM, para os colegiados e municípios, que serão favorecidos com este planejamento”, finaliza.

Todas as questões discutidas serão sistematizadas e remetidas a todos os municípios e colaboradores e deverão orientar a atuação da FECAM e demais participantes do Sistema.


Rua Luiz Lopes Gonzaga, 1655, São Vicente, Itajaí - SC
CEP: 88309-421