Compartilhe

AMFRI marcou presença no IX Fórum Catarinense de Cultura

Publicado em 13/05/2019 às 15:19 - Atualizado em 13/05/2019 às 15:21

Entre os dias 8 e 10 de maio, aconteceu o IX Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura, na cidade de Garopaba. Nos três dias de trabalho, participaram 22 representantes do Colegiado de Cultura da AMFRI, entre técnicos e gestores da àrea dos municípios da região, debatendo as políticas culturais para Santa Catarina.

O evento contou com cerca de 200 participantes, entre prefeitos, vereadores, servidores, técnicos e gestores da área que acompanharam as palestras e oficinas do Fórum promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, a prefeitura de Garopaba e as Associações de Municípios de Santa Catarina.

Ainda no primeiro dia, foi feita a abordagem do tema dentro das Diretrizes de Políticas Públicas para a Cultura; Economia Criativa & Cidades; Indicadores Culturais de Santa Catarina e Mapa da Cultura, apresentando importantes nomes do meio cultural, como a renomada administradora Ana Carla Fonseca, o secretário executivo do Conselho Estadual de Cultura, Rosivaldo Flausino, a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Ana Lúcia Coutinho, o diretor da Secretaria Especial de Cultura, Odecir Luiz Prata da Costa, as deputadas estaduais Paulinha e Luciane Carminatti, entre outros.

No segundo dia, os participantes puderam optar por uma das cinco oficinas de capacitação ofertadas, entre elas: Sistemas de Cultura e seus desafios; Planos Municipais de Livro e Leitura: a biblioteca como núcleo; Economia Criativa; Financiamento da Cultura: Elaboração de projetos e Captação de Recursos e Gestão Administrativa e Financeira da Cultura Municipal, ministrada pelo membro do Colegiado de Cultura da AMFRI, Vanderlei Lazzarotti, Diretor Administrativo Financeiro da Superintendência das Fundações de Itajaí.

O objetivo principal da oficina de Vanderlei foi capacitar os gestores para as principais rotinas administrativas e financeiras da cultura no âmbito municipal, desenvolvendo e estimulando a reflexão para uma melhor compreensão sobre os problemas encontrados e relacionados às políticas públicas deste setor, exercitando a gestão.

“Participei de oito fóruns catarinenses dos nove realizados, e esta edição em Garopaba foi especial por ter sido convidado para ministrar uma oficina, principalmente porque na AMFRI o trabalho é integrado no colegiado, com muita troca de informação e experiências. Foram 34 participantes na oficina, cada um com suas dúvidas acerca da ementa, e pudemos juntos buscar respostas para que essas pessoas pudessem voltar para os seus municípios com as direções apropriadas, por isso, realizamos dinâmicas, com muita conversa, vivência e tarefas na prática. O interessante que pude colaborar e orientar para a realidade de cada município e acredito que saíram com algum aprendizado”, frisou Vanderlei, que ainda explica que haverá contato constante com os participantes por meios eletrônicos para encaminhamento de materiais e demais informações sobre o assunto.

O Presidente do Colegiado de Cultura da AMFRI e Superintendente da Fundação Cultural de Navegantes, Marcos Venício Montagna, avaliou o Fórum como uma experiência positiva para o Colegiado de Cultura da AMFRI.

“Foi extremamente produtivo, falas de palestrante e oficineiros muito produtivos, inclusive com nossos representantes, como o caso do Vanderlei Lazzarotti, mostrando a força do nosso colegiado”, frisou. Marcos ainda destacou a presença de autoridades importantes e que enriqueceram o fórum, com informações relevantes das políticas culturais a nível estadual e federal.

 

*Texto: Lyandra Machado Batista - Assessoria em Comunicação da AMFRI

*Com Informações da Assessoria de Imprensa da FECAM

Fotos: FECAM

facebook.com/amfri.org - imprensa@amfri.org.br - Whats AMFRI (47) 99915-1746


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Luiz Lopes Gonzaga, 1655, São Vicente, Itajaí - SC
CEP: 88309-421