Compartilhe

Seminário “Educando o Olhar para o Turismo da Costa Verde & Mar” delibera pela inclusão da temática do Turismo no Currículo do Ensino Fundamental

Publicado em 03/12/2019 às 13:59 - Atualizado em 03/12/2019 às 14:15

O Seminário “Educando o Olhar para o Turismo da Costa Verde & Mar” aconteceu nesta segunda-feira (2), na sede da AMFRI e reuniu profissionais diretamente responsáveis pelo projeto piloto desenvolvido em 2019 junto a 19 escolas municipais e por organizar o compartilhamento da produção dos conhecimentos de estudantes dos 5º anos do Ensino Fundamental nas 10 cidades que integram o CITMAR na 1ª Mostra do projeto ocorrida em novembro. O objetivo do encontro foi permitir análises críticas de todo o processo.

O seminário foi organizado para avaliar a relevância da temática do Turismo no currículo, os resultados técnicos do ponto de vista dos turismólogos e os resultados pedagógicos, o processo de planejamento e de intervenção didática e docente, os recursos disponibilizados, a culminância proposta. Para isso, os representantes dos municípios nas áreas de Educação e de Turismo fizeram as considerações, críticas, posicionamentos e sugestões.

O projeto foi avaliado como sucesso e o tema abordado extremamente relevante na formação integral dos sujeitos que vivem na Costa Verde & Mar e, portanto, a partir de 2020, por meio da metodologia de projeto permanente, o Turismo definitivamente, integrará o currículo do território da Amfri.

Plano de trabalho, cronograma e responsáveis foram validados para que se possa iniciar a construção de materiais metodológicos e didáticos, indicar situações didáticas e recursos que poderão ser utilizados pelos professores. Longo trabalho que se constitui como desafio e como um processo que se constituiu coletivo por meio do interesse, profissionalismo e comprometimento de todos.

Para a Consultora em Educação da AMFRI, Gilmara da Silva, o sentimento é de dever cumprido. “Com imensa satisfação chegamos ao final de 2019 e estamos cumprindo a última etapa de um ousado projeto piloto que nasceu de uma meta para o Colegiado de Turismo, que foi acolhido pelo Colegiado de Educação e que se materializou nas escolas que assumiram o desafio de dar vida a uma ideia, de dar sentido a um projeto, de constatar que é possível propormos um currículo que parta da realidade social imediata e permita consolidar conceitos, ampliar aprendizagens e qualificar intervenções docentes por meio de um projeto coletivo de abrangência regional”.

 

Texto e fotos: Lyandra Machado Batista - Assessoria em Comunicação da AMFRI

facebook.com/amfri.org - imprensa@amfri.org.br - Whats AMFRI (47) 99915-1746


Galeria de Fotos

  • {{galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
  • {{galeriaMultimidia.length + galeriaImagens.length + galeriaVideos.length - 12}}
Fechar

Rua Luiz Lopes Gonzaga, 1655, São Vicente, Itajaí - SC
CEP: 88309-421